15 de maio de 2009

Encontro de formação de acólitos

A Catequese Infantil estará promovendo nos dias 16 e 23 de maio, às 15h, na Igreja da Glória, um Encontro de Formação para Acólitos (coroinhas). Todas as crianças e adolescentes da Catequese que já fizeram a Primeira Eucaristia ( Perseverança I e Perseverança II) estão convidados para participarem deste encontro, que será orientado pelo casal Gislene e Marcos (Catequistas e Ministros da Eucaristia).

Encontro de Pais de Catequizandos

Neste domingo, dia 17, às 9h30, no Salão Paroquial, acontece o 1º Encontro com os Pais dos Catequizandos, promovido pela Pastoral Familiar em parceria com a Catequese Infantil.

Coroação de Nossa Senhora


Todos os domingos de maio, na missa das 8h30, está acontecendo a Coroação de Nossa Senhora. Convidamos as meninas da catequese para os ensaios às quintas-feiras, às 18h30 (salas da catequese), e aos sábados, às 16h30, na Igreja da Glória.

Agentes de pastoral participam de abertura do Ano Catequético

Na manhã do dia 19 de abril, catequistas e agentes de pastoral da Paróquia da Glória participaram da abertura do Ano Catequético na Catedral Metropolitana. O dia começou com um momento de apresentação e estudos, seguido de missa presidida pelo nosso arcebispo Dom Gil Antonio Moreira e concelebrada por diversos padres de diferentes Paróquias. Catequistas e Agentes de Pastoral de toda a Arquidiocese lotaram a Catedral Metropolitana.
Dom Gil iniciou sua homilia citando a passagem: "Como o Pai me enviou, eu também vos envio", e ressaltou a importância desse momento recordando que o primeiro ano catequético aconteceu em 1959: " Comemorando o cinquentenário do primeiro Ano Catequético, nos reunimos para estudar e crescer como Comunidade Evangelizadora".


Ele destacou na Celebração da Divina Misericórdia que Jesus enviou os seus discípulos , Ele quis precisar de nós para comunicar a sua palavra e o seu amor. Ele lembrou o papel do(a) catequista que recebe de Deus a missão de anunciar a boa nova:"A felicidade de se tornar um(a) catequista está em poder colocar o amor misericordioso de Deus no coração dos catequizandos."


Dom Gil citou ainda que o objetivo principal do Ano Catequético é chamar a atenção para o aprofundamento e o amadurecimento da fé no coração das comunidades da Igreja e despertar nelas o espírito missionário para que irradiem Cristo para toda a sociedade e ressaltou a importância da dimensão catequética em todas as Pastorais da Igreja: " Este tempo nos chama a uma grande revisão para sermos comunidades atraentes no trabalho de evangelização".

Para terminar, o arcebispo lembrou o lema do Ano Catequético: " Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o Pão para nós. (Lc 24,32-35) e acrescentou: " O(a) catequista sente a palavra no coração e a participação no Pão Eucarístico é a força para o trabalho. A catequese deve despertar nos outros a vontade de ver Jesus ."

A Celebração e os outros momentos contaram com uma participação ativa e entusiasmada de todos os presentes . Dom Gil encerrou com uma bênção especial e deu por aberto o Ano Catequétio na cidade e na Arquidiocese de Juiz de Fora.
Sandra Hansen
Coordenadora da Catequese Infantil da Paróquia da Glória
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...